O Google Ads é o serviço de publicidade do Google e um dos mais eficientes quando se fala em criar anúncios e ser (realmente) localizado nos resultados de busca quando os usuários fazem pesquisas na internet.

Para ficar mais claro, basta imaginar o seguinte: um usuário pesquisa a palavra “creme hidratante” no Google e aparecem centenas de páginas nos resultados da pesquisa. Normalmente, os cliques deste usuário serão dados nos primeiros resultados que aparecem.

Isso significa que quem aparece primeiro nos resultados de busca tem mais chance de ser clicado, ter sua marca divulgada, seus produtos e serviços conhecidos e, por isso, maior probabilidade de vendê-los e faturar mais com isso.

Daí a importância de estar nas posições iniciais do ranking, e o Google Ads fornece recursos para fazer isso de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar, e através de anúncios pagos com diferentes tipos de faturamento, além de análises sobre o desempenho da sua página.

No topo do ranking

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google é o objetivo de muitas empresas, e você pode conseguir esse feito sem precisar pagar nada ao buscador.Porém, o que se tem visto é que optar por estratégias gratuitas e pagas ao mesmo tempo traz melhores resultados.

Em primeiro lugar, conheça algumas estratégias para atrair mais público à sua página e aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca de forma orgânica:

  • Palavras-chave

A utilização de determinadas palavras-chave para elaboração de conteúdos publicados em sites e blogs é realmente eficiente. Pois, ao digitar essas palavras no buscador, o Google mostrará ao usuário as páginas que contenham estes termos com uma boa densidade.

Assim, quanto mais específica for a palavra ou a expressão, mais facilmente ela será relacionada à busca e mostrada ao usuário. Por isso, antes de criar conteúdos, é importante conhecer as palavras relacionadas ao seu tema e que têm bom índice de busca;

  • Experiência do usuário

Outro fator medido pelo Google na hora de mostrar os sites nos resultados de busca é a experiência do usuário naquela página, ou seja, se a experiência dele foi positiva, há mais chances dela aparecer no topo do ranking.

Mas a pergunta é: como o Google faz isso? A resposta é simples, ele mede diferentes fatores, como, por exemplo, o tempo que cada usuário permanece no site. Pois, se o site é atraente e relevante, ao ser acessado, o tempo de permanência será maior, mais páginas serão visitadas, etc.

Assim, para o Google, um site que recebe visitas muito rápidas (os usuários entram, não permanecem nem 10 segundos e já fecham a página) indica que a experiência do usuário não é boa. Logo, o site deixa de aparecer nos primeiros resultados e perde posições;

  • Sites responsivos

Os sites responsivos são aqueles criados para se adaptar aos diferentes dispositivos de acesso à internet (smartphone, notebook, PC, tablet). Afinal é importante que as páginas rodem bem, carreguem imagens, textos e vídeos em qualquer suporte.

Investindo no Google Ads

Outra alternativa interessante para empresas de todos os tamanhos é investir nas ferramentas pagas do Google Ads. A boa notícia é que os planos são flexíveis e não é difícil encontrar soluções que se encaixem no orçamento da sua empresa, seja qual for seu porte:

  • Links patrocinados: são sempre os primeiros resultados nas buscas e, ao escolher essa ferramenta, sua empresa pode optar por diferentes tipos de faturamento, como pagar apenas quando a página ou o banner é clicado (custo por clique), por exemplo;
  • Google Display: permite que um mesmo anúncio apareça em diferentes plataformas, como YouTube, Gmail, blogs e outros sites parceiros do Google;
  • Criação de extensões nos anúncios: ao optar por anunciar no Google, ele permite a criação de extensões que tornam as propagandas mais robustas e atraentes aos usuários, com informações sobre sua empresa, frases de efeito e dados de contato.

Além disso, por estarem ligadas ao maior buscador da internet, as propagandas são muito mais segmentadas, o que significa que sua empresa pode escolher quando e onde os anúncios aparecerão, em qual idioma, sua frequência e para quais públicos.

Ferramentas de análise

Ao investir nas ferramentas de publicidade do Google, sua empresa ainda terá acesso às ferramentas de análise do buscador. Por meio delas, será possível avaliar, por exemplo, quais anúncios são mais clicados e vistos e o índice de alcance e audiência da página.

Dessa forma, é mais fácil avaliar as estratégias adotadas para focar naquelas que estão dando certo e melhorar o desempenho das demais. A análise de resultados também é essencial financeiramente, pois ajuda a direcionar os investimentos e evitar prejuízos. 

Gerenciando suas mídias sociais

Investir em mídias sociais e publicidade digital apresenta ótimos resultados já no curto prazo, pois investindo da maneira certa e adotando estratégias eficientes, em apenas 90 dias é possível expandir os negócios, conquistar novos clientes, divulgar e engajar sua marca.

Porém, é preciso dedicação e uma equipe de profissionais exclusivamente voltada a otimizar as páginas, criar conteúdos interessantes, elaborar propagandas, escolher os melhores canais para anunciá-las, analisar seus resultados, direcionar e redirecionar os investimentos.

Por isso, se você deseja experimentar as possibilidades do Google para alavancar os negócios, a Inovações Digitais é a parceira ideal nessa empreitada, pois ela conta com profissionais especialistas em mídias sociais e tecnologia e soluções sob medida para sua empresa.

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