O Instagram ocupa hoje o segundo lugar nas redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, fazendo com que o Instagram Ads também se destaque como uma importante ferramenta para as empresas.

Você sabe como utilizá-lo? Sabe um pouco, mas gostaria de conhecer como tirar maior proveito? Siga conosco neste artigo para saber mais.

O que é o Instagram Ads?

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ao mês, ficando somente atrás do Facebook.

Compartilhar fotos e imagens de qualidade tem feito dessa rede social um sucesso, e largamente utilizada por negócios de todos os setores. Daí veio a necessidade de criar ferramentas específicas para o setor empresarial.

Logo, o Instagram Ads são anúncios patrocinados (sponsored) que surgem no feed ou stories.

Assim, o Instagram Ads tornou-se uma forma poderosa de geração de receita, promovendo seu produto ou serviço, mesmo porque ele é tão natural, que mal o usuário se dá conta de que realmente está vendo um anúncio, diferentemente do YouTube e do próprio Facebook, por exemplo.

Por que utilizar esse tipo de anúncio?

Há ótimas razões para anunciar no Instagram:

  • Como dissemos, é a segunda rede social de maior acesso;
  • Devido à facilidade de compartilhamento, as pessoas comentam umas com as outras em grande velocidade, e a indicação vale muito na hora de uma decisão de compra;
  • O direcionamento do anúncio pode ser feito usando o Gerenciador de Anúncios, cujos dados são coletados do Facebook. Assim, fica mais fácil estabelecer um perfil específico com base em faixa etária, geolocalização e interesses, por exemplo;
  • Segundo o próprio Instagram, 200 milhões de pessoas entram nessa rede social diariamente;
  • Outro fato é que 60% dos usuários alegam ter conhecido algum produto por meio do Instagram;
  • Você pode criar seu próprio público.

Quais os tipos de anúncios podem ser feitos?

O Instagram permite que você faça 7 tipos de anúncios. Vamos conhecê-los:

  1. Carrossel – mix entre 2 ou mais imagens (até 10) e vídeos que vão sendo modificados à medida que o internauta move as setas ou o dedo para o lado. Descreve o produto brevemente, incluindo emojis e hashtags;
  2. Foto – imagem única, podendo ser quadrada ou retangular. É possível a colocação de um botão de CTA (Call to Action);
  3. Vídeo – vídeo único de no máximo 60 segundos. Mas,de acordo com pesquisas, o ideal é que fique entre 26 e 30 segundos, nos formatos .mp4, mov ou gif;
  4. Apresentação multimídia (não disponível para Stories) – é a composição do carrossel com o vídeo, como um slide sequencial, permitindo incluir um fundo musical;
  5. Coleção – (não disponível para Stories) até 10 imagens e música. Faça uma combinação de 4 produtos com uma imagem ou vídeo para que os usuários naveguem por eles. Esses produtos devem estar no Gerenciador de Catálogo, também encontrado no Facebook;
  6. Lead Ads – dentro dos anúncios acima, o botão CTA levará o usuário a preencher um formulário que já vem com determinados campos preenchidos, oriundos da própria conta do usuário. É uma maneira de você captar leads rapidamente;
  7. Stories – produzidos com imagens, vídeo, carrossel e com a colocação de figurinhas, emojis e GIFs, os anúncios dos Stories ficam no ar por mais de 24 horas (são diferentes dos stories comuns). Basta escolher a opção Posicionamentos Automáticos no Gerenciador de Anúncio.

O interessante é que antes de publicar o anúncio, é possível ver uma prévia de como eles ficarão. Assim, se algo não estiver do seu agrado, ainda há chance de modificá-lo.

Quanto investir?

Uma vez criado o anúncio é hora de você definir o período em que a campanha ficará no ar e o quanto está disposto a desembolsar por ela.

A plataforma permite que você escolha o tempo de duração (até 30 dias) e o quanto quer investir por dia (até R$ 1.000,00).

A partir daí, o sistema da plataforma fará uma estimativa de como será o alcance do seu anúncio, levando em conta os dois parâmetros informados, ou seja, tempo e valor do investimento.

Tão logo você confirme, autorizando a publicação do anúncio, já será possível acompanhar todas as informações sobre ele por meio do Facebook Ads.

Esse acompanhamento é primordial para que você consiga mensurar o que sua audiência mais privilegia, o que mais gosta e, cada vez mais, criar anúncios que realmente despertem interesse no seu público-alvo.

Gerenciando sua campanha

Fazer um acompanhamento preciso, cuidar da qualidade das imagens e dos vídeos são atividades que demandam tempo e habilidades específicas. Aliás, muitas empresas não têm os resultados desejados porque não são profissionais no assunto.

O fato é que cada vez mais empresas estão contratando agências para gerenciar suas mídias sociais, uma vez que se conscientizaram da seriedade com que elas devem ser tratadas.

Assim, se você deseja ter uma campanha mais assertiva e que realmente lhe traga retorno, fale com a Inovações Digitais.

Presente no mercado com toda sua expertise, a Inovações Digitais tem ajudado empresas de todos os segmentos a aproveitar tudo o que as mídias sociais podem oferecer.

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