Um site responsivo é criado para se adaptar a qualquer tipo de resolução. Ou seja, pode ser visualizado da mesma maneira e com a mesma qualidade em notebooks, tablets e smartphones, com as dimensões de imagens, fontes e demais elementos totalmente ajustados.

Se levarmos em consideração que o maior número de acessos hoje à web é feito via celular, fazer um site responsivo é essencial para que seu público final possa acessá-lo de maneira rápida e fácil. 

Esse é um detalhe que muitas empresas deixam passar na hora de pensar na criação de site responsivo. Para muito, basta colocar o site no ar que o trabalho está pronto. Mas não é bem assim.

O desenvolvimento da internet ocorre com o surgimento de novas linguagens de programação, e-commerce, aplicativos e redes sociais, o trabalho se tornou mais complexo. Seu site é o seu cartão de visitas na web e precisa estar de acordo com as atuais demandas.

Caso contrário, os prejuízos podem acontecer mais rápido que você imagina.

Site responsivo: qual a sua importância?

A criação de site responsivo permite que, com o mesmo layout, seu site se ajuste a qualquer resolução. O usuário terá a mesma leitura, seja no computador ou com o celular.

Não estamos falando de “versões mobile”. Há uma diferença importante, que precisa ser explicada. A criação de site responsivo um site é importante para projetá-lo para qualquer tipo de tela. A versão mobile é como um segundo site, criado especificamente para ser visualizado em smartphones.

E quais as vantagens oferecidas com a criação de site responsivo?

  • Unificar a experiência do usuário;
  • Adequar seu negócio à realidade, onde mais de 70 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular;
  • Sites responsivos têm mais chances de aparecer em mecanismos de busca;
  • Aumentar a velocidade da página;
  • Diminuir a taxa de rejeição ao site;
  • Aumentar as vendas no caso de e-commerce.

O site responsivo não apenas melhora a visualização, como otimiza a gestão do site. Uma vez atualizado, as plataformas recebem ao mesmo tempo as novas informações. Não é preciso criar mais de uma versão do site, nem utilizar múltiplas plataformas de gerenciamento.

Sem falar que mecanismos de Google preferem web designs responsivos. Ter uma única URL (o endereço da página) torna o rastreamento mais fácil. Desta forma, os sites responsivos garantem melhor desempenho.

E se você ainda não se convenceu, aqui vão dados importantes: no Brasil, 61% das pessoas têm uma melhor opinião sobre marcas quando estas oferecem uma boa experiência móvel.

O Google Think Insights mostra ainda que se o acesso ao seu site móvel for ruim ou se o usuário não achar as informações que procura, há 61% de chance que ele nunca mais voltará a procurar sua empresa na internet.

É ou não é um investimento importante a criação do site responsivo?

Criação de site exige a profissionalização ideal

Muitas empresas hoje faturam mais no mundo virtual que no mundo “analógico”. O crescimento do mercado digital exigiu profissionalização e a criação de site responsivo deve ser feito por empresas e profissionais que entendam as exigências do consumidor.

Leads, landing pages e SEO são o cenário que você irá encontrar e se sua empresa precisa investir em um site, buscar empresas com amplo conhecimento desses conceitos é o primeiro passo para o sucesso.

A Inovações Digitais oferece soluções completas quando se fala em estratégia digital. Marketing Digital, criação de sites e blogs e criação de lojas virtuais são os serviços oferecidos pela empresa, que conta com portfólio diversificado em todo o Brasil.

A Inovações Digitais trabalha com o apoio de profissionais capacitados e por dentro das principais novidades do mercado, de forma a analisar as necessidades da empresa e oferece serviços sob medida para o seu sucesso na web.