Não basta ter um bom produto e uma competente equipe de vendas, também é preciso divulgar seu negócio nas redes.  Para isso, é fundamental desenvolver uma correta gestão de redes sociais.

As redes sociais são peças fundamentais para conhecer e interagir com o seu público consumidor.

Sem elas, a sua marca e o seu negócio cairão no esquecimento ou pior: estarão fadados ao fracasso. Afinal, como alguém pode querer comprar algo que não conhece?

Investir em marketing digital é também buscar a excelência na gestão de redes sociais. Nós sabemos disso e queremos te ajudar.

Vamos entender melhor com isso funciona?

5 pontos essenciais para uma boa gestão de redes sociais

Imagine que já estejamos convencidos da importância das redes e precisamos publicar urgentemente conteúdos e chamadas. Sabemos que quanto mais tempo ficarmos de fora, menos exposição terá o negócio, certo?

Bom, não é bem assim! Não adianta somente estar presente. Aliás, o nosso conteúdo explica justamente isso: saber como e em qual rede social vale a pena investir.

Vamos detalhar tudo em 5 tópicos focados do planejamento à ação.

Quem é o público-alvo para as minhas publicações?

Vocês já repararam na quantidade de redes sociais que temos à disposição para publicarmos nossos conteúdos?

Hoje, temos inúmeras redes sociais como o Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter, Sparkle e Pinterest. Será que vale a pena investir em todas? A resposta está no seu público-alvo.

Não adianta focar os esforços em redes nas quais seu público não frequenta e esperar por bons resultados.

Entenda quem são os seus consumidores, de fato, e quais redes eles frequentam. É importante focar primordialmente nestas redes. Afinal, quantidade não precisa, necessariamente, ser sinônimo de qualidade;

É preciso conhecer (muito bem) a concorrência

Será que os seus concorrentes também fazem um bom gerenciamento de redes sociais? E como o público deles recebe seus conteúdos?

Estudar esses pontos é crucial para aumentar a qualidade do seu conteúdo e ainda definir qual melhor o rumo a ser tomado mediante determinada publicação;

Planeje e produza conteúdos com boa relevância

Marcar presença nas redes sociais que seus consumidores frequentam não quer dizer que será imediatamente reconhecido e admirado.

Para ser notado é preciso ter bons conteúdos, com alta relevância e sempre de acordo com o propósito principal da rede social escolhida, por exemplo:

  • Você pode trabalhar com chamadas instigantes no Facebook, funcionando como links para os sites que mantém;
  • Criar vídeos com conteúdos úteis e publicar no YouTube;
  • Se usa o Linkedln, capriche nas informações da empresa e mostre autoridade naquilo que vende e conhece;
  • Na rede Twitter,  trabalhe com textos curtos e interativos, como enquetes, estimulando a participação de todos os envolvidos;
  • Use e abuse de imagens quando usar o Instagram, sem deixar de lado a relevância e utilidade de suas mensagens;

As possibilidades são muitas, basta manter o foco e a qualidade dos conteúdos.

Interaja o máximo que puder com seu público

Estimule ao máximo a interação de todos os participantes nas publicações. Isso funcionará como um termômetro de qualidade e aceitação de sua marca ou produto exposto.

Consumidores engajados são fiéis e tendem a recomendar e estimular outros consumidores indecisos a participar da discussão ativamente em cima de qualquer conteúdo publicado.

De quebra, você pode desenvolver uma legião de fãs da sua marca ouvindo atentamente suas sugestões e críticas;

Constância e supervisão são essenciais

Uma boa gestão de redes sociais envolve uma supervisão constante dos conteúdos das publicações, não é simplesmente publicar e esquecer.

O ideal é ter algum responsável ou mesmo um setor específico para gerenciar os dias específicos para colocar os posts e, principalmente, sua adequada constância.

Se você trabalha com mais de uma rede social, elabore um cronograma simples de publicação: às segundas-feiras publicamos no Facebook, às terças publicamos no YouTube, e assim por diante.

Procure adotar padrões nos dias e nos períodos (manhã, tarde ou noite), permitindo aos usuários entenderem que existe uma rotina pré-estabelecida.

O segredo será sempre a constância, causando até expectativas quanto ao novo post.

Dicas finais: proporção 80/20 e métricas nas ações

Lembre-se de sempre de adotar, em qualquer publicação, a proporção 80 por 20. Explicamos: coloque 80% de conteúdo relevante e útil para 20% de conteúdo sobre o seu negócio e o que quer vender.

Isso  possibilitará um engajamento muito maior, evitará a redundância nos conteúdos expostos, garantindo sempre a fidelização e aumento de  seguidores.

Não se esqueça jamais de medir os resultados das suas publicações, seja através das próprias ferramentas disponibilizadas nas redes que atua ou seus próprios aplicativos instalados.

Essas medições podem ser semanais, quinzenais ou mensais, e  garantirão a qualidade e posicionamento melhor do seu conteúdo.

Gostou das dicas? Ótimo, porque é essa nossa especialidade!

Todas as dicas apresentadas são amplamente recomendadas e desenvolvidas pela Inovações Digitais na realização dos seus serviços e aplicação nas redes sociais que gerencia.

Privilegiamos um crescimento orgânico, sempre focado na qualidade da empresa. Afinal, não basta identificar o que é melhor e mais útil para o seu negócio. É preciso saber como fazer e quando aplicar as estratégias, e nisto nós somos especialistas.

Sendo assim, convidamos você a conhecer nossos serviços de gestão das redes sociais. Entre em contato para mais informações.

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