A afirmação de que as mídias sociais são importantes e benéficas aos negócios não é nova. Porém muitos empresários, gestores e administradores não sabem como utilizar essas ferramentas na prática, afinal como expandir a atuação de sua empresa por meio delas?

Para início de conversa é preciso entender o que são as mídias sociais e quais possibilidades elas abrem para que sua empresa possa crescer, aumentar o faturamento, se tornar mais conhecida e mais próxima dos consumidores.

Em poucas palavras, mídia ou rede social é um sistema criado com intuito de permitir a interação entre seus usuários, sejam eles pessoas, uma banda de rock, uma empresa ou grupo, através do compartilhamento de imagem, texto, vídeo, áudio, informações, etc.

Uma das grandes vantagens das redes sociais sobre outras plataformas que permitem a troca de informações, como os e-mails, é que nelas os usuários criam perfis bem detalhados e, através deles e dos dados inseridos neles, é possível segmentar melhor o público.

Um exemplo prático: Através do perfil de um usuário no Facebook e seu histórico de likes e compartilhamentos, é possível identificar sua idade, local onde mora, sexo, preferências de compras (como marcas e produtos que mais gosta), profissão, hábitos e muito mais.

Dessa forma, é muito mais fácil direcionar as propagandas e conteúdos para as pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços comercializados pela sua empresa, com maior economia de investimentos e melhor índice de retorno.

Um mercado em constante crescimento

Para entender a importância das mídias sociais, é preciso conhecer alguns dados sobre elas:

  • De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, cerca de 60% da população tem acesso à internet. Dessas, 97% têm perfis ativos em redes sociais;
  • As redes sociais mais usadas no Brasil são Facebook (95%), seguido pelo Instagram (89,1%), YouTube (69,2%), LinkedIn (62,1%) e Twitter (40,2%) (pesquisa da Social Media Trends de 2019);
  • Das empresas que utilizam as redes sociais em suas estratégias de marketing, 62,5% afirmam que elas desempenham um papel muito importante.

Mas qual é esse papel? Veja como as redes sociais podem colaborar para o crescimento dos seus negócios:

  • Maior divulgação da marca;
  • Aumento do número de clientes, de vendas e do faturamento;
  • Maior aproximação e engajamento com o público;
  • Aumento no número de visitas em seu site e blog;
  • Reconhecimento da empresa como especialista em seu segmento;
  • Mais credibilidade e expertise.

Não por acaso, o surgimento de novas estratégias e ferramentas para lidar com as redes sociais e usá-las em prol das empresas é constante. O mesmo pode se dizer do número de usuários, que cresce cada vez mais.

O Brasil é o terceiro país no ranking entre os países em que as pessoas passam mais horas na internet, são cerca de 9 horas diárias, dessas, 5 são gastas nas redes sociais. Por isso, não é uma boa ideia desprezar uma fatia tão grande do mercado ao não utilizar as mídias sociais.

Mídias sociais – Escolha a mais adequada para cada estratégia

Existem diferentes tipos de redes sociais e esse fato não é por acaso. Elas apresentam diferenças fundamentais entre si, como objetivos, perfil de usuários e tipos de dados mais compartilhados (vídeos, textos, fotografias).

É importante conhecer bem as plataformas disponíveis para saber qual usar em sua estratégia de marketing, pois só dessa forma será possível alcançar bons resultados. Isso significa que o mais indicado é apostar na qualidade e não apenas na quantidade de postagens.

Por isso, é essencial conhecer o público-alvo e a persona para quem as ações serão direcionadas. Você não sabe a diferença entre esses dois termos? Então vamos a ela:

  • O público-alvo ou target é o público mais geral para quem seu produto ou serviço é direcionado. Por exemplo, homens, mulheres ou ambos, pessoa física ou jurídica, adultos, idosos ou crianças, moradores de determinada cidade, classes A, B, C ou D;
  • A persona é mais delimitada. Por exemplo, se seu público-alvo são mulheres, quem são elas? Com ou sem filhos, estudantes, profissionais ou aposentadas, heterossexuais ou LGBTs, casadas ou solteiras, interessadas em arte, ciência, tecnologia, etc.;

Ao conhecer o público-alvo e a persona é bem mais fácil saber em qual rede social investir, se sua empresa deve focar em uma ou mais de uma e quais tipos de conteúdos devem ser criados.

Além disso, é preciso conhecer as funcionalidades de cada plataforma e como usá-las ao seu favor, veja só estes exemplos:

  • Por ser mais focada no mundo do trabalho, o LinkedIn é uma ótima opção para empresas que têm como clientes outras empresas, o chamado B2B (business to business), e para captar novos profissionais;
  • Já o Instagram é perfeito para se engajar melhor com sua audiência, estabelecer um contato mais próximo com os clientes e interagir diretamente com eles;
  • Quer divulgar produtos ou lançar uma novidade no mercado? Então crie um bom vídeo e divulgue no YouTube;
  • Para aumentar o tráfego no seu site ou blog e fazer sua marca ficar mais conhecida aposte nas ferramentas do Facebook e compartilhe conteúdos interessantes.

O segredo do sucesso

Para conseguir resultados, é preciso dedicação e constância, ou seja, não adianta criar um perfil no Facebook e não criar nenhum post ou não responder rapidamente às perguntas dos usuários, o mesmo vale para o Instagram, Twitter, Whatsapp e todas as demais.

Por isso, é muito importante ter uma equipe apenas dedicada à gestão dessas mídias, além da elaboração de conteúdos relevantes que serão postados e o controle das métricas e estatísticas da página, isto é, quais os resultados alcançados e o que deve ser melhorado.

Na Inovações Digitais sua empresa contará com assessoria profissional e uma equipe completa de profissionais especialistas em marketing digital, para atingir resultados realmente satisfatórios e marcar presença nas redes sociais.

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