Trabalhar com propaganda requer estar sempre atualizado, pois sempre haverá novas demandas para novos clientes em novos mercados. Para o Marketing Digital, a situação é exatamente a mesma.

Aliás, quem trabalha diretamente com os meios digitais entende a rapidez e adaptação (ou não) de novas ferramentas neste setor. Mudanças podem ocorrer de um ano para outro ou até em poucos meses.

Pensando nisso, relacionamos em duas grandes áreas as tendências do Marketing Digital: aquelas que já estão em uso e têm um futuro promissor, e as novas apostas para os próximos anos.

O que já é tendência em Marketing Digital e vai se fortalecer cada vez mais

São 4 as principais tendências atuais. Todas já estão em uso, focam nos resultados e vieram para ficar.

  1. Marketing de Conteúdo cada vez mais sofisticado: O que era necessidade, agora virou padrão. Qualquer empresa e negócio que busca sucesso na web devem produzir conteúdo variado e de qualidade para garantir um alto poder de engajamento dos seus consumidores;
  2. Maior uso do Vídeo Marketing: A presença de vídeos nos conteúdos demonstrados garante taxas de conversão muito maiores. O engajamento é superior devido aos recursos audiovisuais envolvidos e pela produção de conteúdo adequados ao perfil do consumidor que busca sempre soluções rápidas;
  3. Conteúdos com designs responsivos: O uso de dispositivos móveis viveu uma explosão nos últimos anos, e o Brasil se enquadra nessa tendência. Fazer pesquisas e compras em smartphones e tablets, além de utilizar aplicativos para necessidades cada vez mais específicas, é um caminho sem volta. Por conta disto, qualquer design deve ser pensado e elaborado neste conceito multiplataforma, ou a empresa perderá muitos clientes potenciais;
  4. Coleta maior de dados e com mais automação: A preocupação de qualquer profissional da área de Marketing Digital é conhecer muito bem o seu cliente para entender suas reais necessidades e, com isso, oferecer o produto de que precisa. Para este ano e os próximos, a coleta de dados, ou popularmente chamada Big Data, será cada vez maior e mais abrangente. Qualquer mudança de comportamento será amplamente registrada e estudada para novas ações a serem tomadas em tempo real. Com isso, as ferramentas de automação terão um enorme destaque, possibilitando controle na tomada de decisão no tempo certo e com maior economia de custos.

As apostas para o futuro do setor

O Marketing Digital aposta em 6 tendências futuras para revolucionar o setor. A boa notícia é que todas já estão em uso incipiente ou tiveram resultados promissores em suas aplicações iniciais.

Marketing via WhatsApp

O aplicativo focado na troca de mensagens de forma instantânea se tornou uma poderosa ferramenta de Marketing com a versão WhatsApp Business, direcionada ao setor corporativo.

Graças à sua facilidade e portabilidade, o WhatsApp é capaz de convergir outras ferramentas da área, permitindo um atendimento aos clientes de forma automatizada e personalizada;

Inteligência Artificial explorada em todos os níveis

O tema ainda é polêmico dentro do meio digital (e fora dele também), mas a verdade é que diversos dispositivos e aplicativos já começam a utilizar a IA (Inteligência Artificial) de forma gradual.

Com a promessa de atender e aprender melhor através da interação com seus consumidores, empresas como Google e Amazon já dispõem de plataformas e dispositivos focados somente no uso da IA.

Essa tendência foi assimilada e adotada em várias empresas com o uso de assistentes virtuais para um melhor contato inicial com seus clientes;

Uso intensivo dos Chatbots

O uso de Chatbots nos próximos anos é visto como algo revolucionário, especialmente para o setor de atendimento e vendas nas empresas.

Desenhados para diversas aplicações com diferentes ações, eles podem substituir todo processo “humano” de atendimento, orçamento e venda do produto;

Recursos de voz para pesquisas

O fenômeno de pesquisas através de comandos de voz já é uma tendência a ser observada para os próximos anos, e deve ser muito bem pensada dentro dos conteúdos para mídias digitais.

Levantamentos recentes apontam a enorme aceitação por parte dos usuários pela facilidade no uso e praticidade na busca e resultados;

Sofisticação no uso do Marketing de Indicação

Item pouco explorado em muitas empresas e até não recomendado em determinados setores, o Marketing por Indicação  tomará novos contornos mercadológicos nos próximos anos.

Empresas como Tesla, Uber e Airbnb utilizam muito bem esse sistema, -no qual o consumidor se tornou seu principal afiliado, quer dizer, ele indica o produto muitas vezes sem ter noção exata disso.

Assim, novos produtos  utilizarão o mesmo conceito, abreviando etapas tradicionais de convencimento nas redes sociais;

Aplicação de novas tecnologias com o AMP e IGTV

Com o crescente uso dos dispositivos móveis, o Google desenvolveu um dispositivo com o intuito de acelerar o carregamento de páginas em smartphones e tablets.

Trata-se do AMP ou Accelerated Mobile Pages. Entender seu uso e saber de suas características será o diferencial importante para um negócio de sucesso.

Lançado no ano de 2018, pelo Instagram, a nova plataforma para produções de vídeos chamada IGTV promete vídeos com duração de até 60 minutos com ótima resolução e total interatividade.

A aceitação foi tão boa (e imediata), que fica fácil perceber uma clara tendência do setor por este tipo de produto, além de uma demanda reprimida facilmente explorada a curto prazo.

Soluções personalizadas para cada tipo de cliente

A Inovações Digitais trabalha com diferentes estratégias na confecção dos seus serviços oferecidos para vir ao encontro das necessidades de cada tipo de cliente.

Tudo isso para garantir a máxima qualidade,  foco apropriado e a satisfação e certeza de que o serviço contratado atingiu plenamente as expectativas do seu negócio.

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