Desde a popularização da internet, os meios de comunicação e a forma com que nos comunicamos uns com os outros vêm sofrendo grandes mudanças. Atualmente, se fazer presente online é quase uma obrigação. Já se fazer notar na internet é o que o marketing digital faz.

Por que o marketing digital é tão necessário?

Em um país onde dois terços da população (69,8%) está conectada à internet, segundo pesquisa do IBGE, e os negócios online faturaram cerca de 23,6 bilhões somente no primeiro semestre de 2018, de acordo com o Ebit/Nielsen, está cada vez mais competitivo ser notado e ganhar seu espaço no mercado.

Investir em marketing online nos dias de hoje é permitir que seu negócio tenha novas oportunidades de se ampliar e crescer. É estar onde o cliente está e competir de igual para igual com empresas maiores.

Segundo estudo realizado pela Ibope Media, 64% dos usuários regulares de internet checam a opinião de outros usuários sobre um produto antes de decidir fazer a compra.

Opiniões negativas influenciam e fazem as pessoas optarem por comprar em empresas menores, porém com avaliações mais positivas. É justamente por isso que apesar do ambiente online ser mais competitivo, é também mais vantajoso para pequenas e médias empresas.

Quais são os benefícios que o marketing digital traz para a minha empresa?

Além de deixar seu negócio mais competitivo, como já foi dito, existem outros benefícios que o marketing online proporciona para sua empresa:

  1. Garante sua presença online: atualmente as pessoas acham produtos, serviços, lugares etc., através da busca pela internet. Para ser encontrado e atrair mais pessoas, é necessário que o seu negócio se faça presente;
  2. Maior controle das ações de marketing: há várias ferramentas que permitem que a mensuração de resultados seja acompanhada mais de perto e diariamente;
  3. Atrair novos clientes: desde pessoas que estão na mesma localidade que o seu negócio e não o conheciam, até pessoas situadas em locais mais distantes;
  4. Segmentação do público alvo: você tem o poder de direcionar suas ações de marketing e de divulgação para quem realmente está interessado no seu produto ou serviço;
  5. Concorrência: se o seu concorrente já está na internet e você não, a vantagem está com ele. As chances de ele estar fidelizando clientes que poderiam ter encontrado o seu negócio são enormes;
  6. Credibilidade: atualmente, muitas pessoas pesquisam na internet sobre a empresa antes de adquirir algo, portanto a presença online será um ponto a mais de confiança para o negócio;
  7. Custo benefício: investir no marketing online pode ser muito mais em conta do que o offline. Panfletos, mídia impressa, anúncios, banners etc., custam caro e não há como mensurar os resultados com muita clareza;
  8. Maior interatividade: principalmente através das redes sociais, a interação é um fator que aproxima a empresa do cliente.

Quais são as estratégias de marketing que o meu negócio pode utilizar?

Antes de criar planos para o marketing online, é importante saber que os resultados aparecerão se as estratégias forem bem executadas e que elas podem e devem ser aprimoradas mês a mês. Também não espere resultados imediatos, o retorno expressivo vem com o tempo.

Quanto mais você construir e executar bem as estratégias, mais a sua empresa vai se consolidando na presença online, e, assim, os retornos dos conteúdos já publicados vão crescendo e seus clientes vão ficando mais engajados.

Existem inúmeras estratégias, dicas e ferramentas que podem ajudar o seu negócio a se consolidar no mercado online, mas os principais pilares são:

  • Inbound Marketing: neste quesito as empresas primeiramente analisam e entendem as dores e necessidades dos seus consumidores para então criar um canal de comunicação e oferecer a solução desses problemas;
  • Redes Sociais: promove a interação entre a marca e o cliente, facilitando a comunicação, o diálogo e influenciando os consumidores;
  • Marketing de Conteúdo: publicação de materiais relevantes e valiosos a fim de atrair clientes para o seu site ou blog, com o objetivo de melhorar o posicionamento da marca e acompanhar a jornada da compra para, no momento certo, oferecer seu produto ou serviço;
  • E-mail marketing: ferramenta indispensável para consolidar a marca, ajudar nas vendas e formar um canal de comunicação entre a empresa e clientes em potencial;
  • SEO (Search Engine Optimization): ferramenta de otimização para mecanismos de buscas, que, se bem usada, permite bons resultados organicamente, sem a necessidade de se pagar por anúncios.

Como criar um plano de marketing digital?

Para criar estratégias para a sua empresa, antes de tudo, é preciso analisar quais são as possibilidades que seu negócio tem no campo online. Pensar sobre o conteúdo que pode ser produzido e estudar seu público alvo é o primeiro passo.

O segundo passo é estabelecer objetivos e planejar ações diferentes, tudo baseado na imagem que sua empresa quer passar, no cenário em que sua empresa se encontra e em quanto você deseja investir.

Definir parâmetros de mensuração também é indispensável para conseguir ver com clareza o que funciona e o que não funciona para sua empresa. Os retornos aparecerão a partir do bom estudo desses parâmetros.

Juntar tudo isso em um plano pode parecer muito complexo, certo? Mas não se preocupe, pois há empresas especialistas no mercado, como a Inovações Digitais, que é referência no ramo de soluções em Tecnologia e Publicidade WEB e pode cuidar de tudo isso para você.

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