O gerenciamento de redes sociaisé voltado à gestão, organização e tomadas de decisões relativas à utilização das redes sociais no âmbito profissional, ou seja, por empresas que utilizam perfis corporativos nas plataformas que possibilitam a interação entre usuários.

Pode parecer simples, mas, antigamente, quando se falava em gerir ferramentas virtuais para manter contato com os consumidores, estava se falando apenas de e-mail e sites, porém, hoje, esse cenário mudou e inclui uma série de canais diferentes.

Assim, para sua empresa manter todos os perfis corporativos em dia e explorar os mais interessantes e adequados ao seu segmento de atuação, é preciso ter uma equipe voltada apenas a essa função, pois, na internet, é preciso aparecer primeiro para poder crescer.

Apareça e cresça!

Estar visível é o objetivo de boa parte das empresas que utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos, serviços e sua marca, porém, antes de tudo, é preciso ter em mente o objetivo das ações de marketing para alcançar os melhores resultados.

Isso significa que a depender do objetivo, é preciso realizar um gerenciamento de redes sociais específico. Alguns dos objetivos mais buscados são:

  • Aumentar o número de acessos;
  • Aumentar o número de clientes e vendas;
  • Se engajar com seu público, ou seja, interagir mais com ele, estar próximo dele;
  • Divulgar sua marca, produto e serviço;
  • Demonstrar expertise.

Também é comum que as empresas assumam mais de um objetivo, por exemplo, vender mais e estar perto do público ou divulgar a marca enquanto aumenta a audiência no site ou blog da empresa.

Ao fazer isso, é preciso ter ainda mais cuidado ao gerenciar as diferentes mídias sociais, pois numa mesma plataforma, como o Facebook, é possível colocar diferentes estratégias em ação para atingir diferentes objetivos.

Estratégias do gerenciamento de redes sociais

As novas tendências para o mercado de gerenciamento de redes sociais estão muito ligadas ao conhecimento aprofundado das ferramentas disponíveis, além da otimização das páginas para que possam ser acessadas em diferentes dispositivos.

Alguns exemplos de estratégias que vêm sendo adotadas com sucesso por empresas, especialmente de médio porte, que necessitam se fortalecer no mercado e nas mídias sociais são:

  • Delimitação da persona

Diferente do público-alvo, a persona é muito mais detalhada e segmentada e, por isso, ao conhecê-la, é mais fácil criar propagandas que possam atingi-la e chamar sua atenção, já que os produtos e serviços oferecidos realmente atendem suas necessidades.

Um exemplo prático: o público-alvo de uma loja de suplementos são homens e mulheres que treinam, um perfil bem geral, mas a persona inclui informações como: onde eles moram, quais seus hábitos, se eles treinam a nível profissional ou amador, a qual faixa etária pertencem, etc.

Dessa forma, é muito mais fácil saber em quais páginas os anúncios devem aparecer, quais redes sociais utilizar, que tipo de conteúdo seria chamativo para esse público, quais assuntos são do interesse dele, quanto podem ou estão dispostos a pagar pelo produto;

  • Escolha da rede social certa

Cada rede social tem seu perfil, atrai diferentes tipos de público e permite interações a níveis mais ou menos aprofundados. Assim, para divulgar os produtos de sua empresa, o Instagram é uma ótima opção, mas para receber e dar feedbacks aos clientes, aposte no Twitter.

O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima rede social para empresas que lidam diretamente com outras empresas e ainda é excelente para recrutar funcionários. Já o YouTube permite divulgar vídeos com intuito de apresentar e demonstrar o funcionamento de produtos;

  • Conteúdos relevantes

A informação é a nova moeda de troca do século XXI e, ao criar conteúdos de qualidade, que despertem interesse, bem escritos e formulados, é possível conquistar mais do que a atenção do público, mas também sua confiança, e mostrar sua empresa como especialista na área.

Os conteúdos podem ser publicados diretamente nas redes sociais ou anunciados nelas para que os usuários sejam direcionados ao domínio virtual da empresa, como seu site ou blog, contribuindo também para o aumento da audiência;

  • Calendário de publicações

Publicar conteúdos constantemente e ter um perfil sempre ativo nas redes sociais é essencial para que as ações de marketing realizadas nelas tenham bons resultados, do contrário, de nada adianta ter páginas e mais páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

É preciso determinar um calendário de publicações, além de ficar de olho para responder perguntas, solicitações e críticas com rapidez. Dessa forma, os clientes se sentem mais próximos, percebidos e valorizados pela empresa;

  • Conteúdos variados

Variar os tipos de conteúdos produzidos é uma das estratégias que vem dando certo, afinalsão tantos formatos disponíveis que não vale a pena apostar em um só. Assim, para um bom gerenciamento, é preciso investir na criação de textos, vídeos, imagens, memes, gifs e mais.

Planejamento e replanejamento

Para além de postar materiais nas redes sociais, é preciso avaliar os resultados alcançados com intuito de traçar as próximas etapas que serão colocadas em prática, por isso ter uma equipe focada exclusivamente no gerenciamento das mídias sociais é fundamental.

A Inovações Digitais é a parceira ideal nessa empreitada, pois seus profissionais, técnicos e consultores dominam as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais e sabem como usá-las para fazer sua empresa ficar realmente visível na internet e ganhar mais seguidores.

Na Inovações Digitais, o atendimento é personalizado e as soluções criadas sob medida para atender a persona de sua empresa e aproximar-se dela, afinal os consumidores estão cada vez mais exigentes e é preciso entender suas necessidades para poder atendê-las corretamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *