Marcar presença na web de maneira efetiva tem se tornado vital para as empresas. Entretanto, muitas delas ainda têm dúvidas, sem saber quais as redes sociais mais usadas atualmente, e em quais deve investir.

Entenda que as redes sociais são ferramentas e, como tais, têm o seu momento certo e a maneira correta de utilização.

Você usaria um martelo para a retirada de um parafuso na madeira? Uma parafusadeira ou uma chave de fenda seriam mais apropriadas, certo? Do mesmo modo, é preciso ter em mente qual o seu público-alvo, assim como o objetivo da campanha que deseja realizar.

DADOS IMPORTANTES

De acordo com a Social Media Trends 2019, 96,2% dos usuários de internet fazem parte de alguma rede social.Logo, sua empresa não pode ficar de fora, de modo algum.

Sendo assim, vamos mostrar quais as redes sociais mais usadas, o objetivo e o perfil da audiência de cada uma delas para que sua campanha de marketing seja mais efetiva.

AS REDES SOCIAIS MAIS USADAS E SUA IMPORTÂNCIA              

  • Facebook

Fundado em 2004, o Facebook ainda é a rede mais utilizada pelos empresários brasileiros, com 97,5% da preferência.

A possibilidade de conhecer pessoas diferentes, se relacionar facilmente com amigos e fazer novos negócios, tornou o Facebook um campeão de usuários.

Exatamente por esse motivo, para se destacar no meio dessa multidão, é que sua empresa tem de produzir conteúdo de qualidade, com fotos, imagens e vídeos.

Também é interessante sugerir sempre o compartilhamento dos conteúdos e responder aos comentários feitos pelos internautas.

Sua estratégia de marketing ganha um novo status quando se utiliza das métricas que o Facebook proporciona, como: curtidas, alcance das postagens, visualizações da página, ações (cliques), horários em que sua audiência está online, além de informações precisas sobre sua faixa etária, gênero, geolocalização e idioma;

  • Instagram

Fundado em 2010, o Instagram tem uso predominantemente para celular, e conquistou 89,4% das empresas em preferências para campanha de marketing.

O sucesso foi tamanho que em 2016 surgiu o Instagram for Business, com a possibilidade de criar perfis profissionais com posts patrocinados e métricas, assim como o Facebook.

Hoje também é possível obter dados, como alcance, engajamento e impressão dos posts, bem como melhores horários para postagens e dados mais específicos sobre os usuários.

Na verdade, a cada dia o Instagram tem investido em mais funcionalidades, sendo possível alavancar publicações e realizar a venda de produtos.

Os Stories do Instagram têm colaborado bastante para que os usuários compartilhem fotos e vídeos, o que permite uma interação maior com seu público, ao utilizar Links, anúncios pagos e Mentions, por exemplo;

  • LinkedIn

Com o terceiro posto vem o LinkedIn, com 56,4% da preferência das empresas. Mas não se engane. Essa rede social lançada em 2003 tem crescido muito em relação aos anos anteriores.

Voltado para o mundo corporativo, o LinkedIn é bastante utilizado por colaboradores de Recursos Humanos na captação de pessoas para o preenchimento de vagas. Afinal, ali você encontra todo o perfil profissional de candidatos, o que inclui recomendações de colegas e superiores, sendo possível analisar suas habilidades e competências.

Entretanto, passou também a ser utilizado para troca de experiênciase postagens, a fim de gerar interesse sobre assuntos comuns, compartilhados com profissionais de diversos segmentos de negócios.

Por meio do seu perfil, a rede estabelece conexões, permitindo a criação de grupos de mesmo interesse e envio de mensagens, assim como seguir alguém ou uma empresa;

  • YouTube

O YouTube é um canal que também vem crescendo de forma expressiva. Com 47,6% da preferência das empresas, a rede social criada em 2005 ganha cada vez mais adeptos, pelo uso crescente de vídeos.

Os youtubers têm feito muito bem o seu papel, explorando o fato de as pessoas serem bastante visuais, sem contar que vídeos têm muito mais chances de viralização do qualquer outro conteúdo, pois é o que mais trabalha com nosso sistema sensorial.

Estatisticamente, as pessoas assistem a pelo menos 1 vídeo por dia e, para tanto, utilizam dispositivos móveis. Somando-se a isso, a possibilidade de transmissão em tempo real, as lives, geram uma audiência enorme.

Detalhe: excetuando-se o Google, o YouTube é o maior buscador do mundo. Vale a pena investir nessa rede social;

  • Twitter

Em quinto lugar, temos o Twitter como rede social favorita pelas empresas, com o índice de 30,4%.

Criado em 2006, é muito utilizado para comentários de 140 caracteres a respeito de notícias veiculadas em outras mídias.

Assim, uma forma de utilizá-lo é aproveitar para disseminar o que você está lançando em suas outras redes, chamando o público-alvo a um maior engajamento com sua marca ou empresa.

Algumas corporações têm usado o Twitter até como Atendimento ao Cliente, devido à sua dinâmica rápida e direta. É mais um canal disponibilizado que permite saber as opiniões sobre seu negócio por meio de uma rápida busca.

UMA TAREFA PARA PROFISSIONAIS

Como você deve ter notado, cada rede social tem sua especificidade, e gerir todas elas ao mesmo tempo, postando conteúdo de qualidade, coletando e analisando cada uma das métricas não é tarefa para amadores.

Por esse motivo, contratar uma empresa para fazer todo esse gerenciamento é a melhor maneira de também colher os melhores resultados.

A Inovações Digitais é uma empresa que se mantém atenta a tudo o que ocorre nas redes sociais mais usadas, às tendências e aos melhores conteúdos para serem postados em cada uma delas.

Contar com a expertise dos profissionais da Inovações Digitais, trará mais credibilidade diante de sua audiência. A boa divulgação do seu negócio pelas redes sociais aumentará a captação de mais clientes. E é exatamente esse o nosso objetivo: fazer seu negócio crescer.

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