
As redes sociais assumiram uma importância sem igual nos últimos anos para empresas de todos os portes e setores. É algo que veio para ficar.
Tanto é verdade, que as organizações têm contratado colaboradores específicos para lidar com elas, os chamados Social Media Manager, Social Media Strategiste ou Community Manager, por exemplo.
A eles cabem, entre muitas outras obrigações, a responsabilidade de criar estratégias que gerem um número maior de seguidores e o engajamento desses, cuidar das páginas nas redes sociais e otimizá-las ao máximo.
Para que isso ocorra, o primeiro passo é atrair o público-alvo. E como fazer isso? Como proporcionar mais interação nas redes sociais? Acompanhe estas 5 dicas e deixe sua comunidade mais engajada do que nunca.
DICA 1 – CONHECER O PÚBLICO-ALVO E A PERSONA
Parece uma coisa óbvia, mas há nuances que precisam ser observadas, pois farão uma grande diferença, uma vez que é fundamental falar a linguagem mais apropriada ao seu público-alvo e persona.
O que precisa ocorrer é uma verdadeira identificação entre sua empresa e sua audiência. Conhecer seus anseios e expectativas gerará mais empatia, e você utilizará instrumentos que, de fato, suprirão suas necessidades.
Então, não basta conhecer apenas o público-alvo. É preciso ir mais a fundo e conhecer também a persona. Isso significa ter uma definição mais específica, como saber a respeito de seus hábitos de consumo, lazer, com o que trabalha e quais seus interesses.
Dessa forma, será possível criar conteúdo direcionado a ela, utilizando um formato específico de texto, vídeo, imagem ou um mix deles, para se comunicar de maneira mais assertiva.
DICA 2 – RESPONDER AOS USUÁRIOS
Atendimento ao cliente sempre será um fator importante a qualquer negócio, seja ele físico ou digital. Na verdade, um atendimento primoroso pode ser exatamente o que vai diferenciar seu negócio dos milhares que estão na web.
A rapidez com que você responder será determinante para a experiência do usuário e fundamental para um bom relacionamento. Logo, é preciso ser ágil na resolução de problemas e conflitos.
Por esse motivo, é interessante que haja uma forma humanizada nesse atendimento para que aumente a interação com o cliente de modo que ele se sinta único.
Isso vale também para os comentários. Quando a empresa opina ou apenas agradece um post do usuário em sua página, a percepção desse é de que ele foi realmente ouvido. Tem coisa melhor que isso?
DICA 3 – PERTENCIMENTO
As pessoas gostam de se sentir próximas umas das outras. Então, por que não criar uma sensação de pertencimento no seu público? Veja como fazer isso:
- Pesquisas e enquetes. Mostre que você se importa com a opinião dos usuários e aproveite para coletar dados;
- Histórias. Publique cases de sucesso. As pessoas sempre gostam de histórias;
- Quem é quem. O ser humano é curioso por natureza e todo mundo quer saber quem está por detrás daquela voz ou daquelas respostas. Dê rosto aos seus colaboradores e crie um post com foto do seu time de trabalho. Fale sobre vocês: o que comem? O que fazem? Como vivem? Compartilhe algo divertido;
- Gentileza. Ofereça descontos, faça sorteio de um brinde ou por que não a chance de passar um dia na sua empresa ou na companhia de um influencer? Seus followers vão se divertir muito com isso.
DICA 4 – FOMO
O temor de muita gente é perder aquela novidade, uma oportunidade e não participar do que está acontecendo.
FOMO é a sigla para Fearof Missing Out, ou seja, Medo de Ficar de Fora. Imagine todo mundo comentando algo e só você não sabe do que está acontecendo. É assim que as pessoas pensam e sentem.
Na verdade, as mídias sociais são muito movidas por esse tipo de receio. É por isso que ao ouvir o som de que uma notificação chegou é tão difícil deixar para lá e continuar o que se estava fazendo. Ainda que inconscientemente, nossa tendência é pegar o celular e ver.
Desse modo, peça para sua audiência ativar o botão de notificação para ficar sempre atualizada. Além disso, crie posts com frases do tipo “é melhor você olhar isso…”, “se eu fosse você não perderia…”, “será a coisa mais importante da sua vida…”.
DICA 5 – CRONOGRAMA DE POSTAGENS
De nada adiantará você postar hoje um conteúdo e não saber quando será a próxima postagem. Sem um cronograma, nem você e muito menos sua audiência terá como prever quando isso ocorrerá.
Entretanto, se você já souber que às segundas postará no Facebook, às terças no Blog, quarta é dia de Instagram, e assim por diante, as pessoas já ficarão esperando, uma vez que estarão habituadas com esse sistema.
Vale ainda dizer que é fundamental chamar a atenção da audiência de uma rede social para outra, ou seja, crie links entre as várias redes que seu negócio tem.
Produzindo conteúdo de qualidade, relevante para sua audiência e fazendo uma integração entre as redes, com certeza você colherá bons frutos.
COLOCANDO EM PRÁTICA AS ESTRATÉGIAS NAS REDES SOCIAIS
Sabemos que o dia a dia nas empresas é bastante corrido e nem sempre há tempo de gerenciar tudo isso de maneira adequada.
A Inovações Digitais pode te ajudar – e muito! – para garantir sucesso no engajamento de sua audiência, aumentando o número de leads e, consequentemente, o volume de vendas do seu produto ou serviço.
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